quarta-feira, 1 de agosto de 2012

O joio e o trigo



O julgamento dos envolvidos no caso do Mensalão vem sendo alardeado pelos meios de comunicação e é assunto comum nas rodas de conversa de todo o Brasil. Como todo fato noticiado de forma massificada e debatido à exaustão, é preciso fazer algumas observações, para que não se incorra em injustiças.
Uma delas é saber separar as coisas. O Partido dos Trabalhadores não se resume aos réus do julgamento do Mensalão. Dizer, como muitos dizem, que “o PT é corrupto”, “é sujo”, transferindo ao partido a responsabilidade pelas atitudes dos acusados é generalizar de forma incoerente e irracional.
O PT é muito maior do que pessoas que supostamente tenham cometido crime de improbidade administrativa e se envolvido em bravatas. Criado em 1979, o partido congrega milhares de militantes comprometidos com os valores da ética, da solidariedade e da honestidade. Ele não se resume a um grupo, a uma determinada corrente ideológica. Ele é de todos que lutam por ele e representa o ideal de construção de um país mais justo e igualitário.
E como tal, o que PT espera é um julgamento isento, imparcial e sério dos réus envolvidos no caso do Mensalão. Não defendemos a impunidade nem os comportamentos que não coadunam com nossa bandeira. Entretanto, com petista que ajudou na criação e consolidação do partido em Goiás, não posso aceitar ver o PT ser desqualificado como um todo, ser achincalhado em público.
É a mesma coisa de execrar a OAB e todos os advogados, por causa de profissional da área que agiu de forma anti-ética. Ou então, condenar todos os evangélicos porque um pastor em específico foi desonesto. Fico vendo membros de legendas como o DEM e o PSDB posando de "baluartes da moralidade", com o dedo em riste para o PT, e pensando como pode haver tanta hipocrisia. Façam uma devassa nos escândalos recentes de corrupção do País e verão que há mais políticos desses partidos envolvidos nesses casos do que quaisquer outros. É o famoso discurso do "faça o que eu digo, mas não façam o que eu faço".  
Gostem ou não, aceitem ou não, se hoje temos um País que é destaque em geração de emprego e renda, que não sucumbe às crises financeiras mundiais, que está conseguindo tirar a população de baixa renda da miséria e levar educação a um grande contingente de pessoas, é porque o PT teve grande participação na história política do Brasil.
Com seus homens e mulheres honrados e comprometidos com o desenvolvimento brasileiro, o partido tem dado enormes contribuições para a melhoria da qualidade de vida desse País, para o resgate do sentimento de patriotismo, do orgulho de pertencer ao Brasil. Não joguem nossa história na lama, não misturem o joio com o trigo. Nossa alma petista é limpa, transparente e clama por justiça. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário